8 de fevereiro de 2011

Mapeando o Vendedor

Tente relacionar as dimensões: ser, saber, fazer e conviver com o perfil de pessoa que você quer trabalhando na área de vendas.

Como você espera que seja esse profissional?

Todos temos as nossas preferências. Geralmente queremos pessoas que compartilhem dos mesmos valores que nós, que tenham características e habilidades especiais para realizar um determinado tipo de trabalho... Enfim, que se encaixem em algum modelo que consideramos ideal.
Mas, para poder escolher a “pessoa certa”, o primeiro passo que temos que dar é definir as responsabilidades do cargo de vendedor e as características e habilidades que queremos do futuro candidato. E isso é mais fácil do que parece.
O que pode nos ajudar é uma ferramenta simples, chamada “Ser, saber, fazer e conviver”.

Fazer – É o papel que a pessoa vai desempenhar no cargo, associado às características do cargo (as tarefas que ele terá que realizar).

Ser – São todas as características pessoais que o candidato deve ter.

Saber – É a formação, experiência profissional e escolar que o candidato deve ter. Em outras palavras, o tão conhecido currículo.

Conviver – Define as atitudes e comportamentos de convivência que o futuro funcionário deverá ter com os clientes e com os companheiros de trabalho.

Após definir todas as características do cargo, o próximo passo é preparar-se para a entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger