21 de janeiro de 2011

Construindo o Sucesso - Parte I


Para que possamos falar desse assunto, é preciso criar uma definição para a palavra sucesso. Por termos objetivos diferentes passamos a interpretar o auge da conquista de maneira distinta. Porém há uma certeza: sucesso não tem nada a ver com sorte.
De acordo com o dicionário, sorte significa: destino, fato, dita, acaso, casualidade, risco. Mas neste caso sorte ou azar representam uma conseqüência das nossas decisões, nossos atos, pensamentos e ações e não meramente influências “ocultas”.

Se você planta milho, não há como colher soja. Se você permite que o tempo lhe governe, não há como atingir objetivos, mesmo que você seja um expert.
Porém existem aqueles que reclamam de tudo ou se sentem injustiçados com a falta de “sorte”, no entanto, transferir a responsabilidade ou culpa para outros ao acreditar que há algo ou alguém influenciando nossa vida além de cômodo é muito conveniente.
Sorte ou azar simplesmente não devemos considerar. Pois o que buscamos está ligado a uma conseqüência de nossos atos passados em direção a algum lugar (bom ou ruim). O quanto de stress, dinheiro, qualidade de vida entre muitos outros fatores são resultantes de nossas ações anteriores (ou pela falta deles).


Mas, então o que significa aquilo que chamamos de sorte ou azar (resultados positivos ou negativos)?
Basicamente se pode dizer que o que acontece em nossas vidas tem haver com a combinação de alguns elementos, que são basicamente os seguintes:


CONHECIMENTO TÉCNICO:


É a junção do quanto nos dedicamos a acrescer nosso currículo e nossas mentes com conhecimentos interessantes aos olhos do mercado e do ponto de vista de nossa satisfação pessoal. É imprescindível buscarmos a educação formal com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de extensão, línguas, informática e assim por diante. Porém, existem pessoas que fazem mil e um cursos e, no entanto, pode-se dizer que seria melhor se estivessem ficado em casa dormindo. Estas pessoas esquecem que cada um é uma empresa, é uma carreira a ser gerida e pensada e que assim como os negócios: precisa ser planejado.
Existem pessoas que fazem o curso de estatística, se especializam em Marketing e concluem mestrado em Turismo Internacional. Aonde está o problema? Simples. Não há foco. A pessoa não é especializada o suficiente para nenhuma das áreas se quiser dar aulas na graduação ou na pós-graduação, por exemplo.
Outros fazem cursos de todos os tipos e não se especializam em nada. Ou seja, fazem tudo e não são bons em nada. Apenas vão fazendo o que aparece na expectativa de estar bem, de ganhar mais ou qualquer outro motivo. Assim, têm certificados de atendente de telemarketing, reciclagem de papel, organização de almoxarife, redação comercial, etc., etc., etc. Não tem foco.


Desta forma, gerencie-se como uma empresa, ou se veja como alguém que tem uma carreira a estruturar. Com foco, com objetivo, com percepção de mercado.
Planeje seu currículo, planeje os cursos, eventos a participar, seja parte do dia-a-dia da sua faculdade sendo monitor, encampando projetos e pesquisas, enfim, construa sua educação formal.


EXPERIÊNCIAS

Muitos se vêem como profissionais experientes, atualizados e de bem com a profissão. Quando perdem o emprego é que se dão conta das agruras de procurar outra ocupação que em geral paga menos ou valoriza menos do que realmente se está qualificado. Tudo isto fruto da própria animosidade frente a atualização.
Esta atualização, tão necessária passa por alguns caminhos, como por exemplo: conversa com outros profissionais (networking) - farei um post só para esse tema mais adiante; visita a outras empresas concorrentes ou não para captar novos meios de fazer algo, novas formas de abordagem e comportamento, revisão de erros e acertos e medidas de melhoria; participação em cursos, eventos, workshops entre outros da própria área e de áreas afim, e assim por diante. Este item é similar ao anterior e consiste em gerenciar as experiências profissionais que podem ser úteis no presente e no futuro.


Algumas dicas úteis: assine revistas especializadas (não somente de sua área); visite periodicamente outras empresas e aprenda com os acertos e erros alheios. Teste sua habilidade, troque informações. Aqui cabe aquela famosa parábola: "existiam duas pessoas na estrada, cada uma com um pão debaixo do braço. Quando se encontram, cada uma deu seu pão para o outro e foram embora, cada um com um pão debaixo do braço. Outras duas pessoas, numa outra estrada, tinham cada uma, uma idéia na cabeça. Quando se encontraram, um contou para o outro sua idéia. Ao irem embora, cada uma tinha não mais uma idéia, mas sim duas".



Continuação no próximo post... (Tempo, Localização Geográfica e Rede de Relacionamento)


Texto adaptado
Por Fábio Luciano Violin

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