19 de janeiro de 2011

Metas

Ter clareza do que quer é o primeiro passo. No entanto, o que fazer para chegar lá é tão ou mais importante, pois só assim podemos garantir que o "sonho" está sendo realmente construído. Porém é importante enfatizar: metas não são sonhos e sim algo sólido para o seu projeto de vida.
Sabemos que não é tarefa das mais fáceis. Por isso valem algumas dicas importantes:

Primeiro – as metas devem ser quantificáveis; definir o quanto queremos ganhar.
Segundo – ter uma referência, um indicador para verificar se estamos no caminho certo.
Terceiro – as metas devem ser acompanhadas e ajustadas sempre que necessário, permanentemente.

Faça um roteiro, o ajudará na construção das metas. Algumas perguntas irão orientá-lo melhor.
O quê? - É o assunto em questão. Para cada uma das etapas defina o que você quer alcançar realmente.
Por que ou para quê? - É definir o que você pretende atingir com a meta. A razão pela qual ela está sendo definida.
Como? – É definir quais serão os caminhos. Como, de fato, você pretende fazer o que definiu.
Onde? – É a definição do local (se será do negócio todo ou apenas de uma área) e da infra-estrutura que precisará ser utilizada (estrutura física, equipamentos, materiais de apoio, enfim, tudo que pode ser necessário em termos de suporte para que as metas possam ser alcançadas).
Quem? – Definir as pessoas que estarão envolvidas diretamente; quem será responsável de que e com quais atribuições.
Quando? – É o tempo previsto para realização das tarefas e o tempo esperado para atingir os resultados desejados.
Quanto? - Quanto precisará ser investido em termos financeiros e quanto se espera ganhar de retorno.

Estabeleça metas alcançáveis. Caso suas metas sejam a longo prazo, divida em pequenas etapas e a cada conquista o deixará mais perto do sucesso.
Ter metas bem estabelecidas e principalmente acompanhadas, permitem ao gestor maior controle do negócio e/ou da vida pessoal, bem como maior pró-atividade na busca de melhores alternativas quando surgem "desvios" nos resultados esperados.
Ser pró-ativo e não apenas re-ativo faz toda a diferença na boa condução e liderança de um negócio.


Texto adaptado - Sebrae

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