24 de janeiro de 2011

Contruindo o Sucesso - Parte II

Continuação do post anterior... 
Construindo o Sucesso

TEMPO
Para tudo existe tempo. Existe tempo para nascer, para viver, para morrer. Existe o tempo certo para atacar, para recuar. Existe tempo de crescer e tempo de aproveitar o crescimento. Existe tempo de espera e tempo de “correr atrás”.
O tempo é um bem finito e aproveitá-lo é uma questão de necessidade e urgência. Nosso tempo (profissional) não é medido em horas nem em dias e sim em momentos. Existe o momento certo para mudar de emprego, ascender, estabilizar e assim por diante. É preciso entender como utilizar este tempo. Por exemplo, a oportunidade ideal pode surgir, porém não se tem a experiência ou currículo necessário no momento. Podemos, ter o currículo ideal, a experiência necessária, porém não se ter como mudar de emprego no momento, pois será preciso esperar 30 dias de aviso prévio e o cargo não pode esperar. E assim por diante, existe tempo e momento. Conciliar tudo é um desafio e tanto.
Comece atacando os seus desperdiçadores de tempo. Organize seus documentos, contas, encontros, horários. Como dizia o comandante Rolim “A melhor maneira de ganhar dinheiro é parar de perdê-lo” de forma análoga a “melhor maneira de ganhar tempo é parando de desperdiçá-lo”.


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA 

Conheço casos de pessoas que possuem muita experiência, um currículo invejável e passam seus dias em sub-empregos.
Profissionais especializados que não conseguem uma colocação no mercado. Um dos motivos pode ser a localização geográfica. Isto mesmo. Imagine quantos graduados, experientes, com visão e capacidade residem em locais como, por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre entre outras cidades com uma grande população e já bastante desenvolvidas, algumas até já saturadas, não estou dizendo que sejam ruins, mas sim que vigora a velha lei da procura e da oferta. Assim, pode-se estar em um local que já não comporta mais profissionais, partindo desta perspectiva muitos se obrigam a aceitar o que aparece e não questionam a possibilidade de estarem procurando novos locais. Muitos ficam presos aos bens imóveis, e se esquecem que é possível vendêlos, outros sentem medo por estarem arriscando e esquecem que dependendo a situação as perdas não seriam tão grandes, outros não se programam para viajarem nas férias procurando novos locais ou ramos de atividade e assim por diante. Enfim, as variações são as mais diversas possíveis. Porém, o fato é que é preciso coragem e visão para estar buscando novos locais.


REDE DE RELACIONAMENTOS

Quem você conhece e quem conhece você? Eis uma questão chave atualmente. Manter uma rede de relacionamentos é imprescindível, pois, oportunidades podem surgir deste contato. Não se esta pregando necessariamente um novo emprego ou ramo de atividade, mas sim busca de idéias de melhorias, informações que estando sozinho jamais ficaríamos sabendo. Assim, nossa rede de contatos define em parte nossa possibilidade de ascensão.
Para finalizar preste atenção nesta estória de autor anônimo que creio ser muito interessante para exemplificar:
Conta-se que dois irmãos decidiram cavar um buraco bem profundo atrás de sua casa.
Enquanto estavam trabalhando, dois outros meninos pararam por perto para observar.
- O que vocês estão fazendo? - perguntou um dos garotos.
- Nós estamos cavando um buraco para sair do outro lado da terra! - um dos irmãos respondeu entusiasmado.
Os outros meninos começaram a rir, dizendo aos irmãos que cavar um buraco que atravessasse toda a terra era impossível.
Após um longo silêncio, um dos escavadores pegou um frasco completamente cheio de pequenos insetos e pedras “valiosas”. Ele removeu a tampa e mostrou o maravilhoso conteúdo aos visitantes gozadores. Então ele disse confiante, - Mesmo que nós não cavemos por completo a terra, olha o que nós encontramos ao longo do caminho!
Seu objetivo era por demais ambicioso, mas fez com que escavassem. E é para isso que servem os objetivos: fazer com que nos movamos em direção de nossas escolhas, ou seja, começarmos a escavar!
E quando você não atingir o seu alvo, você pode dizer:
-  Posso não ter conseguido o que queria, mas vejam o que eu encontrei ao longo do caminho! Vejam as coisas maravilhosas que surgiram em minha vida porque eu tentei fazer algo!
É no trabalho de escavar que a vida é vivida.

Não perca mais tempo, comece a escavar agora.




Texto adaptado
Por Fábio Luciano Violin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger