19 de janeiro de 2011

Quando estiver planejando...


Procure sempre agregar o que aprendeu na sua própria vida à sua empresa. Pense, sua empresa imita ou inova? Em qualquer dos casos, seja rápido. Se quiser inovar, reconheça seus erros e corrija-os. Se copiar, copie enquanto o conceito que você vende ainda estiver valendo dinheiro na cabeça do Cliente.

Muitas vezes é preciso ficar fora da nossa realidade para conseguirmos criar algo realmente inovador. Às vezes é preciso também deixar nossos métodos de lado e “rever nossos conceitos”, perguntando-nos: As coisas que deram certo no passado estão dando certo hoje?
Na hora que formos implantar novas idéias, devemos ser obstinados para que tudo aconteça e dê o resultado esperado. Esta é a aplicação do “Caordem”, como diria Dee Hock, o inventor do sistema Visa, “Caos” misturado com “ordem”. Tudo aplicado na hora certa.

Observe seu dia a dia - A primeira parte para se reconstruir o futuro vem da análise do presente.

O que me incomoda hoje que eu poderia e gostaria muito de mudar? Que oportunidades vejo que poderia aproveitar e não o faço? Quem trabalha com negócios como música, foto ou computadores vive tendo que se repensar porque o mercado vem mudando dinamicamente. O medo de não acompanhar o mercado já é um grande motivo para nos repensarmos como pessoa e como negócio. O problema está com empresas cujo mercado não muda tão rapidamente, como o de alimentação. Aí você só tem um incentivo para mudar: querer estar melhor a cada dia. Querer causar “Uau’s” a cada dia para seus Clientes. Se você não quiser, alguém vai querer e vai fazer. Com isso, seu Cliente não vai perceber valor no seu negócio e sumirá irremediavelmente.

Explore sua Imaginação – Para onde ir é uma questão simples de imaginação.

Adicione ao seu presente as coisas boas que você imagina que pode conseguir. Se desafie. Walt Disney dizia que se é capaz de sonhar, você é capaz de fazer. O “imageneering”, traduzindo, fica algo assim como engenharia da imaginação; foi o que ele usou para construir o império que tanto sucesso faz até hoje.
Passe a perguntar, a tudo e a todos, por que não ao invés de por quê. Encoraje seu pessoal a lhe dar idéias. Nem todas podem ser aproveitadas, mas todas vêm do fundo do coração de alguém e merecem atenção. Lembre-se de consertar as coisas ruins que existem hoje no seu negócio antes de tentar fazer algo novo.

Medo ou tensão criativa – Dá medo pensar diferente. Medo é inerente ao ser humano. Imobiliza e nos deixa fracos.

O importante é transformar esse medo em oportunidade, em ação. Comece a trabalhar já. Peça ajuda ao seu pessoal, pergunte a opinião deles, ouça as sugestões, ninguém melhor que eles para saberem o que se passa no dia a dia com os clientes e lembre-se de colocar em prática o que achar válido. Só experimentando é que você terá a real noção do que vale a pena fazer ou não.

Planejamento e integração – Devem andar juntos sempre. É o caminho mais curto para o sucesso.

Assim que resolver mudar o seu negócio e, principalmente, assim que criar coragem, é de vital importância começar a falar com quem pode lhe ajudar. Se, nesta altura do campeonato, faltar parceiros confiáveis a quem você possa partilhar seu sonho, aí o problema é sério. Se houver um ou dois parceiros, compartilhe seus sonhos com eles e comece a pensar no passo a passo da sua realização.

Sonho virando realidade - Um após o outro, vá realizando-os. Vão aparecer dificuldades, supere-as com muita luta, persistência e criatividade.

Construir o futuro não é tão fácil assim. Não desista diante dos problemas que surgirem. Transforme-se no pioneiro do mercado em que atua. O Cliente vai agradecer e pagar por isso ou, no pior dos casos, vai preferir comprar no seu negócio que comprar naqueles outros que ficam imitando o que você faz.

Faça valer a pena!


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